quinta-feira, 1 de julho de 2010

Bem aventurado os mansos

 Na vida de São Clemente Hofbauer, há um fato que mostra a força do perdão e da mansidão. Certa vez ele entrou numa taverna para pedir uma esmola para as obras que realizava. Um homem, Kalinski, o odiava, e estava presente. São Clemente entra, se dirige à mesa de Kalinski e pede uma esmola. ´Como é Kalinski, você não vai fazer nada ?´ falou alguém. Kalinski pegou o copo de cerveja que bebia, encheu a boca e despejou no rosto de São Clemente. Embora de índole colérica, o santo não se perburba. Puxou o lenço, limpou o rosto e disse ao agressor: ´Você já deu o que eu mereço. Agora, dê uma esmola para meus pobres´. A atitude do santo desconcertou Kalinski e os demais do grupo. Na mesma noite Kalinski mandou a São Clemente um saquinho de moedas de ouro e, arrependido e penitente, tornou´se grande amigo e colaborador do santo. É a força da mansidão e do perdão. Isto é amontoar brasas ardentes sobre a cabeça do pecador.
 Para praticarmos essa bela virtude é preciso estarmos convencidos de sua beleza, eficácia e poder, pois o mundo nos ensina o contrário: ´bateu, levou!´ Jesus ensina o oposto: ´bateu, dê´lhe a outra face!´ É certo, como dois mais dois são quatro, que o agressor ficará desconcertado e envergonhado do seu gesto. Senão na hora, depois, quando esfriar o seu sangue. As brasas do amor foram acumuladas sobre a sua cabeça...
 Estou convencido de que esta é a maior prova para o cristão: ´pagar o mal com o bem, amar o inimigo, orar pelo que te persegue...´. Não é fácil perdoar e orar pela mulher que levou o seu marido; pelo rapaz que assassinou o filho; pelo ladrão que roubou o seu carro; pelo sujeito que te humilhou em público, etc,etc,etc... Não é fácil ! A natureza reage, esperneia, quer vingar´se, quer o revide, quer beber o sangue do outro... Só pela graça de Deus é possível, pois, como disse Santo Agostinho: ´o que é impossível à natureza, é possível à graça´.
 Quando olho para Jesus crucificado, a lição mais forte que aprendo é essa: ´Eu que sou Deus, morri crucificado, perdoando os meus algozes. Faças o mesmo se queres ser cristão´. Não há mérito maior diante de Deus.
 Que o Teu preciossíssimo Sangue caia sobre nós Senhor, e nos conceda essa graça.
 A mansidão deve ser vivida em pensamentos, palavras e atos. No trato com as pessoas é preciso ser cordial, bem´humorado, ter o sorriso nos lábios e ser paciente com os defeitos dos outros, principalmente quando esses nos irritam. Se Jesus sofreu tanto, sem perder a calma e a paz, porque não podemos aceitar os pequenos defeitos dos outros?
 São Francisco de Sales diz que: ´Não há nada que tanto edifique o próximo como a caridosa benignidade nos tratos´. Nunca ele repreendia alguém com agressividade; apenas os advertia dos seus erros com bondade. O seu grande amigo, São Vicente de Paulo, admirava a sua mansidão e aprendeu com ele a ser manso. Dizia também: ´Para os superiores, não há melhor meio de se fazer obedecer do que a mansidão´.
 É preciso evitarmos o mal hábito que às vezes temos de repreender os outros com aspereza, com raiva e nervosismo, pois isto faz mais mal do que bem a quem queremos corrigir. Muitos pais enganam´se muito neste ponto e corrigem os filhos com agressividade, por palavras e atos. É um mal. São Paulo diz aos pais: ´Não exaspereis os vossos filhos. Pelo contrário, criai´vos na educação e na doutrina do Senhor´ (Ef 6,4). Não exasperar o filho, é não deixá´lo com raiva de nós, pais. É preciso saber corrigir os filhos, com paciência, bondade e mansidão, na hora oportuna e sem humilhar o filho na frente dos outros, principalmente dos seus amigos. Não devemos também corrigir uma pessoa quando ela estiver irritada, pois ela ficaria ainda mais exasperada, ao invés de fazê´la mudar o seu comportamento. Espere a pessoa se acalmar.
 Jesus foi manso e bondoso com os pecadores: Com a samaritana no poço de Jacó, com Zaqueu, com Madalena, com Pedro após negá´lo três vezes, e até com Judas no horto das Oliveiras. ´Judas, é com um beijo que me trais? Com um beijo trais o Filho do Homem?´ (Lc 22,48). Para Pedro foi um olhar de bondade: ´O Senhor voltou´se e olhou para Pedro´ (Lc 22,48´61). Esse olhar de bondade de Jesus fez correr as lágrimas de arrependimento dos seus olhos.
 São Vicente de Paulo ensinava que: ´A afabilidade, o amor e a humildade tem uma força maravilhosa para ganhar os corações dos homens e levá´los a abraçar as coisas mais desagradáveis à natureza humana´. E dizia ainda que: ´O espírito infernal se serve do rigor de alguns para causar maior dano às almas´.
 Diz o livro dos Provérbios que:
 ´Uma resposta branda aplaca o furor, uma palavra dura excita a coléra´ (Pr 15,1). É preciso saber calar quando estamos com o sangue fervendo nas veias. Uma coisa é certa: só dizemos coisas erradas quando estamos inflamados pela paixão. Depois ficamos com vergonha de nossas palavras e atitudes destemperadas. Saber calar na hora do aborrecimento e da irritação é grande sabedoria e mansidão. São Francisco de Sales disse: ´Eu nunca me deixei conduzir pela ira sem que logo me tenha arrependido´. Penso que cada um de nós pode fazer suas essas palavras do santo.
 É preciso também ser manso consigo mesmo. Não se irritar com as próprias faltas. Santo Afonso de Ligório ensina´nos que: ´Irritar´se contra nós mesmos, após uma falta, não é humildade, mas refinada soberba, como se nós não fossemos fracos e miseráveis criaturas´. Santa Teresa dizia: ´A humildade que irrita não vem de Deus, mas do demônio´.
 O grande perigo, de zangar´se contra si mesmo após uma falta, está no fato de deixar a alma perturbada e, nesse estado deixa´se a oração, a comunhão e as demais práticas da piedade, ou então as fazemos mal. Santo Afonso afirma que: ´Uma alma perturbada pouco conhece a Deus e aquilo que deve fazer´.
 Após uma falta é preciso voltar´se com humildade e confiança para Deus, e dizer como Santa Catarina de Gênova: ´Senhor, estas são as ervas daninhas do meu jardim´.
 Na Oração de Judite ela diz: ´Os soberbos nunca vos agradaram, mas sempre vos foram aceitas as preces dos mansos e humildes´ (Jd 9,16).
 Ninguém e nada rouba a paz de quem tem o coração manso e humilde, e é neste sentido que eles ´possuirão a terra´ (Mt 5,4).
 Os santos ao invés de odiarem aqueles que os maltratavam, os amavam ainda mais, e oravam por eles, porque sentiam pena deles. Santa Teresa dizia que: ´As pessoas que falam mal de mim, parece que eu as amo com mais amor´.
 Uma coisa é certa ´ afirmam os santos ´ só possui a mansidão quem cultiva a humildade, e tem pouco conceito de si mesmo. É preciso, por exemplo, saber receber as correções que os outros nos fazem, com mansidão e sem revolta. São Francisco de Sales dizia que isto ´é um grande sinal de progresso na perfeição´. É muito difícil encontrar alguém que, ao ser corrigido, não fique se desculpando e se defendendo. É um ótimo exercício de humildade e mansidão calar´se ao ser corrigido por alguém, mesmo tendo´se certa razão. O fato de ficarmos ofendidos quando somos criticados é sinal forte de que precisamos dessa crítica. ´Aquele que odeia a correção segue os passos do pecador´ (Eclo 21,7).

Nenhum comentário:

Milly OU Milena? Menina ou Mulher?

Eu sou menina porque ainda acredito nos sonhos mas tambem sou mulher porque vivo com os pés bem assentes na terra... Eu sou menina porque adoro rir e brincar tal como as crianças, mas tambem sou mulher porque sei escolher as alturas certas para rir e brincar... Eu sou menina porque ainda acredito em principes encantados, mas tambem sou mulher porque eu sei que o amor é muito mais que uma historia de encantar... Eu sou menina porque acredito no amor eterno, mas tambem sou mulher,e sei que para ser eterno,o amor tem de ser verdadeiro... Eu sou menina porque tenho esperança num mundo melhor mas tambem sou mulher porque observo que o mundo não e aquilo que gostariamos... Eu sou menina porque ainda acredito na frase"Ser sempre feliz!" mas tambem sou mulher,porque sei que nem sempre temos momentos felizes... Eu sou menina porque eu sigo o meu coração, mas tambem sou mulher e sei que por vezes "devemos" seguir a razão... por isso algumas vezes prefiro ser menina...e seguir o coração... deixando escondida para sempre a razão da mulher em mim...