segunda-feira, 14 de junho de 2010

O matrimônio no olhar dos jovens.

Pesquisa recente dos Cavaleiros de Colombo e do Marist Institute for Public Opinion constatou que os jovens católicos americanos nascidos entre 1978 e 2000 são, em sua maioria, crentes. 85% crêem em Deus.
Suas prioridades são o matrimônio e a proximidade com Deus; 82% deles acreditam que a importância do matrimônio tem sido subestimada no meio social.  60% consideram práticas como o aborto e a eutanásia moralmente erradas.
Apesar dessas amostragens positivas, também constatou-se também os efeitos da “ditadura do relativismo”, como o Papa Bento XVI costuma se referir à onda de permissividade e relativismo moral que vigora atualmente no mundo, sobre a educação destes jovens. 61% deles acreditam ser justo que o católico pratique mais de uma religião, e 82% consideram as questões morais “relativas”.
Ao evangelizar esses jovens e afastá-los do relativismo (trazendo-os, conseqüentemente, definitivamente para Cristo) é preciso dar destaque ao positivo, a matéria diz, segundo o próprio Papa Bento XVI:
“O cristianismo, o catolicismo, não é uma acumulação de proibições, mas sim uma opção positiva. E é muito importante que esta concepção seja restaurada, uma vez que, nos dias de hoje, está quase completamente desaparecida. Falou-se tanto sobre o que não seria permitido, que agora precisamos dizer: temos uma proposta positiva: o homem e a mulher são feitos um para o outro, existe uma escala – por assim dizer: sexualidade, Eros, Ágape, que são as dimensões do amor.
E assim se constitui inicialmente no matrimônio o encontro pleno de felicidade entre um homem e uma mulher, em seguida a família, que garante a continuidade através das gerações, e na qual se realiza a reconciliação entre as gerações. Por isso, primeiramente, é necessário deixar claro aquilo que defendemos.”Bento XVI
Não sei o que descobriríamos se tal pesquisa fosse feita também aqui no Brasil, mas se percebermos que os jovens têm o matrimônio em tão alta conta, e entendem que a instituição do matrimônio têm sido desvalorizada (e até mesmo atacada) pela sociedade, basta apresentar a eles a visão positiva que a Igreja tem a respeito do Sacramento do Matrimônio, e o belíssimo sentido do amor esponsal na doutrina cristã, que esta mensagem será capaz de ecoar nesses jovens corações durante toda a sua caminhada enquanto esposos e pais católicos.

Nenhum comentário:

Milly OU Milena? Menina ou Mulher?

Eu sou menina porque ainda acredito nos sonhos mas tambem sou mulher porque vivo com os pés bem assentes na terra... Eu sou menina porque adoro rir e brincar tal como as crianças, mas tambem sou mulher porque sei escolher as alturas certas para rir e brincar... Eu sou menina porque ainda acredito em principes encantados, mas tambem sou mulher porque eu sei que o amor é muito mais que uma historia de encantar... Eu sou menina porque acredito no amor eterno, mas tambem sou mulher,e sei que para ser eterno,o amor tem de ser verdadeiro... Eu sou menina porque tenho esperança num mundo melhor mas tambem sou mulher porque observo que o mundo não e aquilo que gostariamos... Eu sou menina porque ainda acredito na frase"Ser sempre feliz!" mas tambem sou mulher,porque sei que nem sempre temos momentos felizes... Eu sou menina porque eu sigo o meu coração, mas tambem sou mulher e sei que por vezes "devemos" seguir a razão... por isso algumas vezes prefiro ser menina...e seguir o coração... deixando escondida para sempre a razão da mulher em mim...