sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Quem é Jesus, afinal?


Recentemente dediquei dez dias a reler os Evangelhos na ordem em que foram escritos: Marcos, Mateus, Lucas, João. Foi uma leitura cursiva, é verdade, com vários capítulos por dia, sem me deter demoradamente em nenhum texto, nem fazer comparações entre passagens ou dedicar-me à Lectio Divina. Tudo muito simples, como quem lê os Evangelhos pela primeira vez. Meu objetivo era um só: buscar o Rosto de Jesus.
Impressiona-me a facilidade com que eu e, pelo que percebo, outras pessoas, acabamos por nos afastar deste rosto que os evangelistas delineiam com tanto amor e precisão. Aos poucos, vamos como que percebendo apenas “partes” do Rosto do Filho do Homem, exatamente aquelas que mais nos impressionam ou agradam. Aos poucos, vamos esquecendo pequenos detalhes das atitudes de Jesus, de seu itinerário, do seu jeito de formar os discípulos, da incomparável coerência interior do texto, da clareza que tinha de Sua missão.
É fantástico perceber a Pessoa de Jesus surgindo, no decorrer da leitura, de cada palavra da Palavra. Belo ver o Espírito Santo sempre trabalhando para fazer visível o Rosto do Filho Amado e, Nele, do Pai de Amor e de Bondade, Pai de Misericórdia. A Palavra vai tomando vida e vai desvendando a Pessoa de Jesus que nos aparece revestida de novo fascínio, de nova vida, de novo amor.
Talvez você pense que conhece este Rosto Bendito. Este jeito de ser, esta maneira de viver, de obedecer ao Pai, de servir ao homem, de anunciar o que lhe preenche o coração. É possível que você se tenha contentado em ler sobre os Evangelhos, sobre Jesus, sobre as virtudes evangélicas, sobre os conselhos e preceitos do Evangelho.
O problema, porém, é que ler sobre o Evangelho, ou sobre a Palavra em geral, embora seja muito bom e proveitoso – quanta beleza nos discursos do Santo Padre, quanta riqueza nas exegeses do Frei Cantalamessa, dos comentários dos Padres da Igreja! – é como uma notícia de segunda mão. Uma coisa é estar presente a um fato, vê-lo presenciá-lo, vivenciar em primeira pessoa cada detalhe. Outra coisa é saber do fato pela mídia e pelos jornais, por mais fidedignas que sejam as descrições, por mais nítidas que sejam as fotos e os filmes. Nada substitui uma notícia em primeira mão!
O Evangelho, apesar de ser a Boa Nova, é, porém, muito, muitíssimo mais que uma notícia em primeira mão. É uma Pessoa em primeira mão. Ora, se uma notícia em primeira mão já faz toda a diferença, o que se dirá de um contato pessoa a pessoa, sem intermediários? Pois é exatamente este o fruto que retiro a cada vez que tiro cerca de duas horas por dia para reler, em dez dias, os Evangelhos: o contato pessoa a pessoa, o abraço abandonado, jogado nos braços do Amigo querido há tempos não encontrado na visão dos quatro Evangelhos, um novo fervor e ardor na oração pessoal e comunitária, um novo sentido e novo ânimo para o apostolado e a vivência da caridade.

Nestes dez dias dedicados aos Evangelhos, é impossível não programar mais dez dias, daqui há alguns meses, para ler os Atos e as Epístolas e nelas encontrar companheiros de caminhada no discipulado a Jesus Cristo. Impossível, também, não se perguntar por que será mesmo que os pregadores não utilizam mais a Palavra em suas pregações. Impossível, finalmente, compreender porque todo o mundo, de vez em quando, não se dedica à busca deste Rosto na Palavra.
Falta de tempo? Aqui vai um segredo nada espiritual, mas muito prático: para ler os Evangelhos de forma corrida só tenho a noite e, convenhamos, além dela, muito cansaço e sono. Aprendi, na Malásia, que chupar pastilhas de hortelã, canela ou de frutas amargas ajudam a ficar acordado. Pois bem: leio os Evangelhos madrugada adentro, chupando uma pastilha atrás da outra ou caminhando pela casa, pois preciso estar bem acordada para não inventar, aos poucos, um rosto de Jesus à minha imagem e semelhança, mas para conhecer este Rosto a cuja imagem e semelhança fui criada.

Nenhum comentário:

Milly OU Milena? Menina ou Mulher?

Eu sou menina porque ainda acredito nos sonhos mas tambem sou mulher porque vivo com os pés bem assentes na terra... Eu sou menina porque adoro rir e brincar tal como as crianças, mas tambem sou mulher porque sei escolher as alturas certas para rir e brincar... Eu sou menina porque ainda acredito em principes encantados, mas tambem sou mulher porque eu sei que o amor é muito mais que uma historia de encantar... Eu sou menina porque acredito no amor eterno, mas tambem sou mulher,e sei que para ser eterno,o amor tem de ser verdadeiro... Eu sou menina porque tenho esperança num mundo melhor mas tambem sou mulher porque observo que o mundo não e aquilo que gostariamos... Eu sou menina porque ainda acredito na frase"Ser sempre feliz!" mas tambem sou mulher,porque sei que nem sempre temos momentos felizes... Eu sou menina porque eu sigo o meu coração, mas tambem sou mulher e sei que por vezes "devemos" seguir a razão... por isso algumas vezes prefiro ser menina...e seguir o coração... deixando escondida para sempre a razão da mulher em mim...